Sangramento que geralmente ocorre nos extremos da vida reprodutiva da mulher:Menarca e pré-menopausa.
Nestes dois parâmetros , menarca e pré-menopausa, ocorrem modificações importantes no eixo hipotálamo-hipofise-gonadas .
Daí ser importante uma anamnese para instituirmos o tratamento
Idade, alterações menstruais, antecedentes obstétricos, antecedentes de patologia hematológica, pesquisar diabetes, emagrecimento, obesidade galactorreia hirsutismo outras endocrinopaticas etc.
Na adolescente devido a falta do amadurecimento do sistema endócrino, ocorre a maioria dos sangramentos, geralmente anovulatórios Temos que levar em consideração também que estes sangramentos , ocorre na menacme, quando a mulher não esta ovulando.
Toda paciente com sangramento, temos que fazer uma avaliação cuidadosa para detectarmos qual a origem deste hemorragia.
Uma adolescente temos que afastar as causas obstétricas, solicitando os exames necessários para descartar gravidez, se tiver vida sexual, uma ultrasonografia para afastar as patologias orgânicas que motivaram estes sangramento. Hemograma para afastar as causas hematológicas, defeito de coagulação etc, provas de função hepática, as endocrinopatias, causas medicamentosas todos estes fatores concorrem para estes distúrbio funcional.
Na mulher adulta temos que afastar as causas orgânicas, que motivaram este sangramento.
Pólipos, hiperplasia endometrial, câncer. No climatério fazemos uma avaliação para afastarmos cancer de endométrio.
Causas orgânicas de sangramento vaginal:
gostaria de saber se em uma caso extremo de hemorragia uterina como devo aplicar primeiros socorros ates de levar a pessoa ao médico
ResponderExcluir