sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ovários Policisticos


Uma em cada cinco mulheres apresentam sintomas ou sinais de ovários policísticos.

Esta síndrome é caracterizada por sinais de hiperandrogenismo e/ou disfunção ovariana e/ou ovários policísticos ao ultra-som.

Os critérios para o diagnóstico, de acordo com o Consenso Internacional de Rotterdam , são no mínimo 2 de 3 dos sintomas:

  1. Ovários Policísticos ao Ultra-som.

  2. Falta de Ovulação Crônica ou Deficiência de Ovulação.

  3. Sinais Clínicos ou Laboratoriais de Hiperandrogenismo.

Sintomas

Irregularidades Menstruais.

Dificuldade na Ovulação.

Problemas na Pele e aumento de pelos.(Acne, espinhas, queda de cabelo, pele oleosa e aumento de pelos são sintomas que podem fazer parte da síndrome. São chamados de hiperandrogenismo.)

Aumento de Peso


"Pacientes com síndrome de ovário policístico devem ser cuidadosamente avaliadas em relação àresistencia à insulina e a síndrome metabólica, pois estas doenças estão relacionadas com maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado."

Abortos

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através do exame clínico,ultra som-ginecologico, e exames laboratoriais.

Ao ultra-som caracteriza-se pelo aparecimento de mais de 12 folículos na superfície de cada ovário, ou aumento do volume ovariano acima de 10 ml.

Este ultra-som deve ser feito entre o 3º e 5º dia do ciclo menstrual. Não sendo a mulher virgem deve-se dar preferência para a técnica de ultra-som transvaginal.

É importante definir que estes resultados não se aplicam a mulheres que estejam tomando anticoncepcionais orais. Se houver um folículo dominante ou um corpo lúteo é importante repetir o ultra-som em outro ciclo menstrual para realizar o diagnóstico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário