segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sintomas de TPM!


São somente três letrinhas aparentemente inocentes, mas que tiram muitas mulheres do sério e são motivo de pânico para os homens todos os meses. Quando a menstruação se aproxima, lá vem ela, a terrível TPM. Apesar de não ser unanimidade entre as mulheres, grande parte delas sabe explicar como é suportar todo mês essa tortura.
A tensão pré-menstrual pode aparecer até duas semanas antes da menstruação e com ela, diversos sintomas que causam um enorme desconforto e podem até afetar a rotina diária das mulheres. Nesse período, as alterações nos níveis hormonais provocam transformações principalmente do humor feminino. Algumas mulheres ficam a beira de um ataque de nervos, outras ficam abaladas emocionalmente ou com uma fome incontrolável. Existem mais de 120 sintomas da TPM, tanto físicos, como emocionais e comportamentais. Confira os principais.
Principais sintomas da TPM

Humor depressivo
Ansiedade, tensão, nervosismoIrritabilidade
Tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição
Irritabilidade

Desinteresse pelas atividades habituais
Dificuldade de concentração
Cansaço, falta de energia
Alterações de apetite e de sono
Dor de cabeça
Dores musculares
Ganho de peso ou sensação de inchaço

O estresse e a má alimentação estão na lista dos fatores que podem tornar os sintomas da TPM mais intensos. Invista em uma dieta com alimentos que forneçam proteína, magnésio, cálcio e principalmente vitamina B6, que ajuda a eliminar as toxinas e ameniza alguns sintomas da TPM. Inclua carnes, grãos integrais, banana, batata e lentilha na sua dieta, são alimentos ricos em vitamina B6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário