segunda-feira, 17 de agosto de 2009

HPV-HUMAN-PAPILOMA-VIRUS


O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma vírus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancro. O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolau. A infecção também pode ocorrer no homem, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher.

Um comentário:

  1. Cancro.[Do lat. cancru]. S.m. 1. Lus. V. Câncer.

    Eu acho que este termo é mais comum em Portugal, e que deveríamos optar por neoplasia, nos casos aplicados em textos como o presente.

    Já existe uma vacina, e vale a pena a gente pensar sobre a eliminação de algumas doenças associadas a infecção por HPV.

    ResponderExcluir